Correr com lixo nos pés

Há já alguns meses que os chouriços, a que chamo pés, se sentiam confortáveis com os Terrex Two Ultra Primeblue da Adidas. Tinha-os testado em pisos de diferentes características, mas nada como os Trilhos dos Abutres para tirar as dúvidas.  A crónica sobre a prova pode ser aqui lida,  no entanto, é justo relevar o papel fundamental destes meninos a impedir as minhas quedas habituais nestes trilhos (numa das edições, foram, seguramente,…

Continue Reading Correr com lixo nos pés

Os fofinhos Trilhos dos Abutres

Até que data podemos desejar um bom ano? Esta intrigante questão tem sido colocada ao longo dos anos pelos maiores pensadores sem que se consiga chegar a uma conclusão. Desde 2013 que a minha resposta passou a ser "até ao Trilho dos Abutres". Era nessa icástica prova que a minha “época” se iniciava. Entre descidas vertiginosas, lama bem acima do joelho, ribeiros e cascatas onde a água corria gelada e os pés…

Continue Reading Os fofinhos Trilhos dos Abutres

ALUT – Há gente para tudo!

Quem se lembrou de traçar uma rota que atravessa o Algarve pela serra? A ideia, à partida, não é das mais apelativas. Se o melhor que o Algarve tem são as praias, então qual o motivo para conhecer a zona afastada do mar, certo? Errado! Desde logo, é aí que se encontram os medronhos, mas, além disso, a Via Algarviana, que junta Sagres a Alcoutim, é dos percursos mais palmilhados todos os…

Continue Reading ALUT – Há gente para tudo!

Ultra…seca

São vários os motivos que me levam a participar numa prova - o almoço retemperador do esforço despendido, a possibilidade de conhecer novos locais, o convívio e o desafio (vir em último lugar não é coincidência). Para me convencerem a inscrever nos 57 km do Trail Costa Vicentina, os meus companheiros na equipa Pro Runners não abdicaram de nenhum desses argumentos e, apesar de conhecer bem a zona, na verdade, nunca tinha…

Continue Reading Ultra…seca

O Regresso

Provavelmente ninguém notou, mas esta página, desde que o campeão Hélio Fumo respondeu às mais difíceis questões que lhe foram colocadas na carreira, hibernou. A fim de evitar especulações, esclareço que me encontro a recuperar de uma tentativa de apropriação do meu corpo por uma entidade até há pouco tempo desconhecida e que se costuma apresentar como TREINO! Não me alongando, até porque a “odisseia” dos 43:29 aos 41:49 em 12 semanas…

Continue Reading O Regresso

As respostas de Hélio Fumo

Conheço o Hélio Fumo há muitos anos e tenho acompanhado a sua evolução com aquele sentimento de orgulho entre amigos do “se não posso ser eu, que seja ele”. As más-línguas vão dizer que seria impossível eu obter os mesmos resultados, mas como podem ter a certeza de que não consigo fazer bolachas tão deliciosas como o nosso campeão? A ideia de publicar algumas das perguntas menos habituais, ou parvas mesmo, que…

Continue Reading As respostas de Hélio Fumo

O que raio estou a fazer?

Esta foi a questão que mais vezes coloquei durante os treinos desta semana. O menu incluiu séries, burpees, rampas, palhaços, flexões e, claro, pranchas! E não houve dia da semana em que não tivesse gritado os adjectivos que qualquer cidadão profere ao ver que os seus impostos servem essencialmente para sustentar bancos e banqueiros. Quero, desde já, agradecer o incentivo dado pelo pónei, digo cão, mas a altura é a mesma, que…

Continue Reading O que raio estou a fazer?

Por uma boa causa – Wings For Life

As meninas e os meninos podem finalmente voltar a sentir aquele nervoso miudinho, as dores de barriga e o terror de terem esquecido cenas essenciais,  quando no dia 9 de maio se fizerem à estrada, juntamente com mais de cem mil alminhas, para participar na Wings For Life Run – a prova onde os donativos (ou inscrições se preferirem) revertem totalmente para a investigação que procura descobrir a cura para as lesões da…

Continue Reading Por uma boa causa – Wings For Life

“O Gajo” na PRORUNNERS

Tantos anos a correr e é a primeira vez que verdadeiramente treino! Isto cansa... daqui a uns dias virá a versão real...ou talvez não )Durante vários anos, a estrada serviu somente para ir mantendo a forma para os trilhos onde constantemente me desafiava. Em dezembro de 2019, contudo, voltei a participar nas duas mais populares provas de 10 km de Lisboa, o grande prémio de Natal e a São Silvestre, tendo ficado…

Continue Reading “O Gajo” na PRORUNNERS